No Acre, um dos Estados da região norte do Brasil, existem muitas danças típicas que sofreram importante influência dos povos indígenas. Os principais ritmos da região são o calipso, o carimbó, a marujada e as toadas. Algumas dessas danças fazem parte do folclore do Acre.
Vamos conhecer um pouco mais sobre as danças típicas do Acre:
Carimbó – Essa dança é muito tradicional no Acre. Nela, os homens vestem camisas e calças lisas e as mulheres vestem blusas com ombros à mostra e saias rodadas. Para dançar, os casais formam fileiras. O homem se aproxima da mulher batendo palmas, e as damas jogam um lenço no chão.
Calipso – Esse estilo musical nasceu em Trindad e Tobago. O ritmo é forte e a dança é bastante agitada. O estilo ficou conhecido no Brasil inteiro graças ao Grupo Calypso, da cantora Joelma.
Marujada – Essa dança é voltada para as mulheres. A Marujada é caracterizada pelo ritmo do retumbão. A dança é feita com bastões.
Toadas – As toadas são danças folclóricas. Um exemplo clássico é a toada do Boi de Parintins. A coreografia tem movimentos de pernas sincronizados com os braços e o corpo. As toadas ficaram famosas no Brasil todo graças ao músico Zezinho Corrêa, do Grupo Carrapicho; e à Fafá de Belém.
Danças Típicas do Acre
Reviewed by Tiago Gomes
on
07:24
Rating:
Nenhum comentário: