Marco Antônio Sá/Pulsar Imagem | |
A cultura musical de Alagoas teve iniciou de forma espontânea a partir de situações cotidianas, em que homens e mulheres entoavam canções enquanto trabalhavam ou festejavam. Para acompanhar essas canções, faziam coreografias simples que mais tarde deram origem ao “Coco”, um estilo de dança e ritmo alagoano.
O Coco é derivado de ritmos africanos e indígenas. Assim como a grande maioria dos ritmos nordestinos, nele os participantes dançam em roda ao som de quatro instrumentos musicais principais: o ganzá, o surdo, o pandeiro e o triângulo. As batidas fortes do ritmo são marcadas por palmas e pelo som das sandálias dos participantes batendo no chão. Veja esses e outros instrumentos musicais das diversas regiões do Brasil aqui.
Marco Antônio Sá/Pulsar Imagem | |
Na década de 1940, os eventos artísticos musicais aconteciam separadamente, divididos em dois grupos: um ocorria em clubes voltados ao público mais abastado, que se reunia para ouvir jazz e música popular orquestrada; e o outro era realizado em praças da cidade, geralmente ao anoitecer após as missas religiosas. Neste último, voltado à população em geral, os moradores ouviam canções tradicionais de coco e outros ritmos das festas nordestinas.
Música alagoana
Reviewed by Tiago Gomes
on
15:57
Rating:
Nenhum comentário: